Festa junina: para colorir!

Para uma festa junina voltada para crianças em fase de alfabetização, é possível criar uma série de atividades divertidas e educativas. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Barraca de pescaria: Monte uma barraca com um espaço para as crianças “pescarem” letras ou palavras. Cole letras ou palavras em pequenos peixes de papelão e coloque-os em um recipiente com areia. As crianças podem usar varinhas de pescar com imãs na ponta para pegar os peixes e identificar a letra ou palavra.

  2. Jogo de argolas com letras: Crie um jogo de argolas com garrafas plásticas e letras escritas em cartolina. As crianças devem tentar encaixar as argolas nas garrafas que correspondem às letras iniciais das palavras que você falar.

  3. Corrida das sílabas: Desenhe uma linha de chegada e divida as crianças em equipes. Em uma caixa, coloque várias cartas com sílabas escritas e espalhe outras cartas com figuras de objetos pela área de jogo. Uma de cada vez, as crianças devem correr até a caixa, pegar uma carta de sílaba e combiná-la com uma carta de figura que faça a correspondência correta para formar uma palavra.

  4. Bingo das palavras: Faça cartelas de bingo com palavras simples, relacionadas à temática junina, como “fogueira”, “pipoca”, “bandeirinha” e “quadrilha”. Crie cartas com essas palavras e sorteie uma por vez. As crianças devem marcar as palavras correspondentes em suas cartelas até completarem uma linha ou cartela cheia.

  5. Caça ao tesouro das letras: Esconda cartas com letras do alfabeto pelo local da festa. Distribua pistas para as crianças encontrarem as letras escondidas. Elas devem coletar as letras e, ao final, juntá-las para formar uma palavra ou mensagem relacionada à festa junina.

  6. Pintura com milho: Corte espigas de milho ao meio e use a parte cortada como pincel. Forneça tintas de diferentes cores e papéis grandes. As crianças podem mergulhar o milho na tinta e criar pinturas coloridas no papel, explorando diferentes formas e padrões.

  7. Dança da cadeira temática: Realize uma versão da clássica dança da cadeira, mas com músicas típicas de festa junina. Adicione elementos temáticos, como chapéus de palha ou vestimentas juninas, para tornar a atividade mais divertida.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a idade e o nível de alfabetização das crianças. O objetivo é proporcionar um ambiente lúdico e estimulante, incentivando o aprendizado de forma divertida.

DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS:

LEMBRANDO QUE TODO MATERIAL DISPONIBILIZADO AQUI É GRATUITO PARA USO PESSOAL. OU SEJA: NÃO PODE SER DIVULGADO EM OUTROS SITES, BLOGS, VENDER, ETC.