Pílulas falantes da Emília!

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril, em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, que é considerado um dos maiores autores da literatura infantil no Brasil. Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, em São Paulo, e é conhecido por obras como “Reinações de Narizinho”, “O Sítio do Picapau Amarelo”, entre outras.

A data foi instituída em 2002, por meio da Lei nº 10.402, com o objetivo de incentivar a leitura entre as crianças e jovens, além de homenagear um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira. O livro infantil é fundamental para a formação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do pensamento crítico.

Nesse dia, diversas atividades são realizadas em escolas, bibliotecas e livrarias, como contação de histórias, oficinas de leitura, palestras com escritores, entre outras, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e despertar o interesse das crianças pelos livros.

AS PÍLULAS FALANTES DA EMÍLIA

As “pílulas falantes da Emília” são um recurso narrativo presente na obra “O Sítio do Picapau Amarelo”, escrita por Monteiro Lobato. Emília é uma boneca de pano muito falante e esperta, e nas histórias do Sítio ela costuma dar “pílulas” de sabedoria e conhecimento aos demais personagens.

As pílulas falantes da Emília são pequenas frases ou pensamentos que ela expressa ao longo das histórias, com o objetivo de ensinar lições importantes para as crianças. Algumas das pílulas mais conhecidas são: “Gente grande é engraçada. Quando fica velha, quer ser menino de novo”, “O pior castigo para quem mente é não ser acreditado quando diz a verdade” e “Não há livro eterno, assim como não há vida eterna. Mas há livros que duram muito mais que uma vida”.

As pílulas falantes da Emília são um exemplo da habilidade de Monteiro Lobato em transmitir ensinamentos e valores por meio de histórias e personagens cativantes. Elas ajudam a enriquecer a experiência de leitura e a despertar o interesse das crianças pela literatura.

SUGESTÃO: ENTREGAR AOS ALUNOS GRAMPEADO EM UM SAQUINHO DE GOMINHAS OU CONFETES.

DOWNLOAD DAS ATIVIDADES EM PDF APÓS AS IMAGENS:

ATENÇÃO: MATERIAL DISPONIBILIZADO PARA USO PRÓPRIO, DIVULGAÇÃO EM OUTROS SITES, BLOGS, PÁGINAS DE REDES SOCIAIS, ETC, CARACTERIZA APROPRIAÇÃO INDEVIDA, NÃO PERMITIDA.