4 motivos para reduzir a partir de hoje o uso de Smartphones e Tablets dos seus filhos(as)

1º motivo: Sono Prejudicado

Uma boa noite de sono é essencial para recompor as energias, descansar e acordar disposto e apto a um dia de aprendizagem e desenvolvimento, mas… Esse sono tão precioso pode ser trocado ou atrasado pelo uso de aparelhos eletrônicas – muitas vezes escondido dos pais – e como sabemos, a luz destes eletrônicos, chamada “Luz azul” em demasiada exposição, prejudica nossa visão e nos mantém despertos. Ou seja, estas luzes enganam nosso organismo, que perde a percepção de dia e noite e nos impedem de desacelerar, e assim, o sono demora a chegar.

2º Motivo: Sedentarismo

Segundo especialistas, crianças que passam muito tempo usando aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e computador, tem mais chances de apresentar comportamento sedentário, que é um grande fator de risco para obesidade, e o excesso de peso pode provocar futuramente doenças cardiovasculares e diabetes. A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) recomenda que os pais limitem o tempo de uso destes dispositivos para que seus filhos aproveitem o tempo livre para praticar brincadeiras mais saudáveis. Além disso, os especialistas também acreditam que os eletrônicos influenciam o comportamento alimentar, visto que as crianças costumam comer enquanto usam os dispositivos e, por estarem tão distraídos pelo que veem, não notam a saciedade e continuam comendo. Sem contar a intensa exposição à publicidade de alimentos pouco saudáveis ​​nos dispositivos que também podem influenciar a alimentação das crianças, especialmente quando os pais são mais liberais quanto a este quesito.

3º Motivo: Falta de atenção

A falta de atenção não está apenas no petiscar durante o uso dos aparelhos, como vimos no motivo anterior, ela afeta as relações sociais e o desenvolvimento, visto que, enquanto está entretida no smartphone ou tablet, a criança deixa de perceber, observar, questionar o mundo ao seu redor, de aguçar sua curiosidade e criatividade, além de deixar de lado a socialização, que é de extrema importância para seu desenvolvimento, ainda mais quando se trata do relacionamento com seus familiares.
Os especialistas em saúde, recomendam ainda, que os pais conversem, interajam com seus filhos longe do celular. Essa desatenção provocada pelo aparelho, pode ter como vilões da história os pais. Os Smartphones foram inseridos há pouco em nossa rotina e já a dominam, mas lembre-se: eles estão aqui para te auxiliar em suas tarefas, eles dependem de você, não você deles. Dê atenção e exemplo aos seus filhos e demais familiares, tenha um tempo dedicado aos seus filhos, fortaleça seus relacionamentos, com certeza nunca será tempo desperdiçado.

4º Motivo: Mal desempenho escolar

Não há dúvidas de que todos os motivos acima citados podem provocar mal desempenho escolar. Como já vimos, noites de sono mal dormidas, falta de socialização, má alimentação e falta de alimentação são um combo perfeito para um desempenho escolar abaixo da média. E um desempenho escolar abaixo da média sem dúvidas indica que algo está errado, que há dificuldades na aprendizagem, desmotivação, enfim, justificativas e soluções. Esteja sempre atento à rotina de seus filhos, mantenha diálogo com eles, auxilie-os nas tarefas, e com certeza, garantirá um desenvolvimento saudável a eles.

Imagem destacada: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/criancas”>Crianças foto criado por freepik – br.freepik.com</a>