Inclusão: conheça André, o novo personagem da Turma da Mônica

Maurício de Souza tem posto em prática a Inclusão em seus quadrinhos. Desta vez, aproveitando a habilidade de Magali em fazer novas amizades, Maurício traz a personagem a um encontro com Lucila, que se torna sua amiga. Através de Lucila, conhecemos seu irmão, André, que é diferente e legal, um menino autista.

Foi dessa forma que Maurício de Sousa introduziu o personagem nas histórias da Turma da Mônica e embora ele apareça poucas vezes, foi fundamental para que os leitores do gibi conhecessem mais sobre o espectro autista, e superassem preconceitos que comumente rodeiam seus portadores.

“Serve para muita gente entender melhor o autismo e suas diversas manifestações”, discursa Maurício de Sousa no Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos sobre André. O autor teve o cuidado de criar uma personagem que não fosse estereotipado e superficial, a ideia não foi apenas ter um “autista-personagem”, mas ter um personagem que dentro de diversas características, também fosse autista.

“Temos todo cuidado quando resolvemos abordar temas mais complexos. Procuramos sempre pesquisar e procurar técnicos no assunto para não passarmos informações erradas. Por isso a recepção das crianças e educadores é sempre positiva”, diz Maurício.