12 de março, dia do Bibliotecário

Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional. O bibliotecário é o profissional formado em Biblioteconomia que trabalha para o progresso cultural do país. Ele faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas, dentre as quais a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, apenas para citar alguns.

Origem do Dia do Bibliotecário

12 de março é o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre assumiu a direção da biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado. Engenheiro, o nosso homenageado foi escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário. O tão conhecido slogan “Se é Bayer é bom” foi criado por ele.

Imagem relacionada
Manuel Bastos Tigre, o primeiro bibliotecário concursado no Brasil, inspiração para a comemoração do dia do bibliotecário, instituída no dia de seu aniversário.

Para não passar em branco:

Posts Criados 427

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Begin typing your search above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao Topo