6 dinâmicas para reunião de pais

O Pirulito

Resultado de imagem para pirulitos

A solidariedade é um tema bastante comum no meio escolar e trabalhar isso com os pais desperta o interesse em transmitir esses ensinamentos aos filho, por isso pode-se trabalhar a dinâmica do pirulito. Para esta dinâmica ocê precisará de um pirulito para cada pai, mãe ou responsável. Ao entregar os pirulitos, peça para que segurem-o com o braço esticado. Quando todos estiverem na posição, peça para que chupem o pirulito na mesma posição. Para sair deste impasse a solução é mostrar solidariedade e servir o pirulito ao outro colega.

Árvore de frases

A dinâmica da árvore de frases é uma oportunidade surpreendente para os pais se declararem para seus filhos, incentivarem, demonstrar amor e cuidado

Resultado de imagem para arvore de frases escola

Para realização desta dinâmica, será necessário produzir uma árvore feita preferencialmente com material reciclado. No dia da reunião de pais comente com os presentes o que é necessário para que uma árvore cresça forte o cuidado deve vir desde a semente, a escolha da terra, onde plantar, enfim.Depois seguem os cuidados com o excesso de água, a saúde das folhas depois de todo este empenho é possível visualizar o crescimento da árvore. Explique aos pais que assim é também com os nossos filhos. Em seguida, oriente os pais a escreverem algo que gostariam de falar para os seus filhos que os motivem a crescer árvores fortes.Peça para que sejam rápidos, uma frase ou duas, e então, os pais que quiserem podem socializar suas frases.
Depois dessa breve discussão cole com ajuda dos Pais as frases nos galhos da árvore. A arvore das frases pode acompanhar a turma durante todo o ano ela será o incentivo que a falta de tempo às vezes impede os pais de falarem aquilo que deseja os seus filhos

Uma bolinha de expectativa

Os pais, em muitos casos, costumam depositar em seus filhos grandes expectativas, por isso, trabalhar este tema de forma leve requer jogo de cintura. Para esta dinâmica você utilizará uma revista velha. No dia da reunião entregue uma folha de revista para cada pai e peça que digam quais são suas expectativas acerca de seus filhos. Quando terminar de falar suas expectativas ele deve passar a sua bolinha para trás para que o outro pai possa continuar. O segundo pai então deve dizer suas expectativas e juntar sua folha de revista a primeira bolinha assim sucessivamente até chegar no professor. Ao receber a imensa bola que se formou o professor então deve finalizar a dinâmica explicando que para que todas aquelas expectativas não pesam sobre as costas do professor deve haver uma colaboração mútua entre escola, alunos e pais, para que todos cresçam como convívio.

Qual é meu filho?

Dinâmica para reunião de pais: Qual é meu filho?

Claro que todo pai sabe quem é eu filho, mas pela falta de tempo talvez nos esquecemos de reparar nos detalhes e com a dinâmica qual é meu filho? Trazemos essa dura realidade à tona como um momento de reflexão. Para esta dinâmica reserve papel pardo e uma foto de cada criança. Escolha a parte do rosto da criança que você deseja que os pais descubram pode ser os olhos ou a boca, por exemplo. Imprima as fotos das crianças e use o papel pardo para cobrir a foto, deixando amostra apenas a parte que você escolheu mostrar. Cole estas fotos no mural da sala e peça para que os pais tentem descobrir qual deles é o seu filho. Ressalte que o intuito da dinâmica não é constranger e sim alertar a importância que os pais olhem para os filhos pois, o tempo passa muito rápido e eles mudam mais rápido ainda.

Onde está meu filho

Imagem relacionada

Reserve para esta dinâmica balões coloridos e canetas. Afaste as cadeiras e peça para que os pais encham o balão.Em seguida eles devem desenhar algo que represente o filho deles, escrever o nome, o importante é que os pais reconheçam o balão filho em meio a outros balões. Então, com todos em pé peça que conduzam o balão com cuidado, tocando nele. Você conduz as afirmações, e o intuito é que os pais consigam soltar aos poucos o balão que representa o filho. Exemplo: é o primeiro dia de aula, agora um pouco mais forte seu filho está indo dormir na casa do amigo pela primeira vez, um pouco mais forte seu filho está indo viajar com os avós pela primeira vez, toque um pouco mais forte, mas não saia do seu lugar, deixe o filho ir, agora ele está indo para faculdade em outro estado, enfim… Finalize a dinâmica pedindo aos pais que encontrem seus filhos de onde estão, lembrando o quanto são preciosas as vidas dos seus filhos, que eles sempre serão seus filhos, ainda que cresçam, e é preciso deixá-los livres.

Medo de Desafios

Dinâmica para reunião de pais_Medo de Desafios

Você precisará de uma caixa, um chocolate e música para dar ritmo à brincadeira. Preencha uma caixa com jornal para esconder seu conteúdo. Esconda no fundo um chocolate e um bilhete: “COMA O CHOCOLATE!”. Para realizá-la, coloque os pais círculo, segure a caixa e explique a dinâmica. Diga que na caixa há um desafio, que é preciso coragem para realizá-lo, que é obrigatório, etc, coloque medo neles. Ligue o som e deixe que os pais brinquem de batata quente com a caixa. Quando parar, pergunte se a pessoa assume a responsabilidade de abrir, se não, tente mais 2 ou 3 vezes e então obrigue o participante a abri-la. Finalize explicando que nós criamos nossos monstros, que a caixa era inofensiva e um presente, mas por influencia de quem comandou a brincadeira e o medo dos colegas, ele não a aceitou. Relacione à criação dos filhos, aos medos que passamos para eles, aos medos deles que alimentamos e peça que reflitam essa limitação. Na vida muitas vezes sentimos medos que nos impedem de experimentar, presenciar, viver coisas boas.

IMAGEM DESTACADA: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas”>Pessoas vetor criado por pch.vector – br.freepik.com</a>