O que é e como funciona o Censo Escolar?

Como expõe Paulo Freire, “é necessário enxergar a educação como instrumento de formação de uma consciência crítica e política dos indivíduos” e, para isso, uma análise do sistema educacional atual e a busca por melhorias é de grande importância.

Tendo esse fator em mente, foi criado o Censo Escolar, uma ferramenta de levantamentos de dados nacionais que fornece um mapeamento estratégico da educação básica no país. E é sobre ele que vamos falar hoje. Continue a leitura para saber qual é a importância do Censo Escolar.

O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar nada mais é do que a coleta de dados estatísticos educacionais realizada atualmente em todo país, que tem por objetivo fornecer uma imagem da situação das escolas do Brasil. Essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a educação.

Criado por meio do Decreto nº 6425 de 2008, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coleta essas informações de todas as escolas de ensino regular, que vão desde o ensino infantil ao médio.

Quais são as informações coletadas?

Os dados recolhidos pelo Censo Escolar são enquadrados em quatro grupos, como segue abaixo:

  • Escolas: informações sobre a estrutura física, como os tipos de salas de aula, as condições dos materiais, dos banheiros, o acesso de portadores de deficiência, os recursos multimídia, etc.
  • Turmas: escolarização, atividade complementar, sistema prisional, horários, modalidades, disciplinas, etc.
  • Alunos: sexo, cor, faixa etária, se é portador de deficiência, uso de transporte escolar, cidade de nascimento, etc.
  • Profissionais: sexo, idade, cor, grau de escolaridade de professores, monitores, técnicos, etc.

Como funciona a coleta de informações?

As informações são coletadas pela escola e enviadas pelo Educacenso (uma plataforma on-line) por um representante da instituição cadastrado no portal. Geralmente, o envio dos dados é feito entre os meses de maio e junho, e devem apresentar qual é a situação atual da escola até a data final do prazo estipulado pelo INEP.

Uma vez que é a escola que fornece as informações coletadas — e, muitas vezes, essas entrevistas são feitas informalmente —, muitas informações podem não condizer com a fiel realidade da instituição, mas mesmo assim, fornece um parecer satisfatório acerca da educação.

Qual é a importância do Censo Escolar?

Com as informações coletadas, elaboram-se diagnósticos acerca do ensino no Brasil, que oferecem dados que servem para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas — ou seja, resulta em melhorias no sistema educacional.

Com as estatísticas em mãos, é possível distribuir os recursos da melhor maneira entre as instituições e prestar auxílio às que necessitam de mais fundos. Livros, merendas, transportes estudantis, adaptação para alunos portadores de deficiência e até a criação de novos centros são oriundos do Censo Escolar.

Quais problemas já foram detectados pelo Censo Escolar?

Com base nos dados apurados nos Censos anteriores, detectou-se, por exemplo, que um dos maiores problemas da educação no país eram as altas taxas de alunos com idades incompatíveis para a série em que estavam, resultado de reprovações e de evasão escolar.

Com isso, estratégias como aceleração de aprendizagem foram implementadas, e têm mudado esse quadro.

Obter um retrato fidedigno da educação brasileira e desenhar novas diretrizes a fim de melhorá-la não é tarefa fácil, mas a criação e a implementação do Censo Escolar tem se mostrado efetiva rumo à educação de qualidade.

FONTE: https://blog.portabilis.com.br/a-importancia-do-censo-escolar-para-a-educacao-do-pais/