IDEIAS: Professora cria caderno de elogios para melhorar a autoestima de alunos

elogios

Para o desenvolvimento e aprendizado das crianças, os elogios tem um papel importante.

É nisso que acredita a professora Sandra Cristina Cassiano, do Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, ela sabe o poder positivo dos elogios.
Em suas aulas, a professora e os alunos agradecem por tudo o que conquistaram e pensam nos sonhos que já realizaram. No início, a experiência encontrou alguma resistência das crianças, mas, aos poucos, os objetivos começam a ser alcançados.
Os alunos do 5º do ensino fundamental melhoraram a concentração e, consequentemente, o rendimento nas atividades escolares. A professora organiza pequenos grupos que despertam o interesse da turma.
“Faço a distribuição deles [os alunos] conforme diferentes níveis de aprendizagens, possibilitando que tirem dúvidas e aprendam juntos”, explica a professora em um relato pessoal publicado no Porvir. “Ao perceber que podem auxiliar no processo de aprendizagem dos colegas, eles sentem ser úteis e também ficam mais seguros”.
Essa atividade também é chamada de ‘correio da amizade’A professora e os alunos escolhem um momento no início ou no final da aula para escrever elogios aos colegas, professores ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar. “É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola”, explica Sandra.

FONTE: https://razoesparaacreditar.com/educacao/caderno-elogios-melhora-autoestima/?fbclid=IwAR06Zr12iwDJREH4bLQr1kiBAu1ENl0p5SJ2JqsSpFsasYo0YIK-us3UgRQ