NATAL: 20 sugestões para produção textual com temática natalina

  1. Carta ao Papai Noel: O que você pediria ao Papai Noel que servisse para o mundo todo? Algo que melhore o mundo, que o mundo esteja precisando demais?
  2. Vamos escrever uma cartinha ao Papai Noel pedindo algo que não custe dinheiro. Que tal? Pense em alguma coisa que sua família esteja precisando e não possa ser comprado na loja. O que você pediria? Mãos à obra e faça sua cartinha!
  3. Imagine que você pudesse dar um presente ao mundo, no Natal. Que presente você daria? Algo material ou alguma coisa que mudasse o mundo para melhor? O que seria?
  4. Você concorda com o boneco de neve, nas comemorações de Natal, mesmo em países onde não cai neve? Qual sua opinião?
  5. Se você pudesse melhorar a sua escola, o que pediria ao Papai Noel? Vamos fazer uma cartinha pedindo a ele algo que a Escola precise muito? Pode ser algo comprado ou alguma coisa que não custe dinheiro, pense bem e mãos a obra!
  6. Escreva uma cartinha ao Papai Noel pedindo a realização do seu maior sonho! Qual o seu maior sonho, o sonho da sua vida?
  7. Na sua casa vocês costumam montar a árvore de Natal? Isto é feito por quem? Você costuma ajudar?
  8. Jesus nasceu numa manjedoura bastante humilde. O que este gesto pode nos ensinar, em nossa vida diária ou no Natal?
  9. Descreva o Papai Noel, dizendo pontos negativos e positivos do bom velhinho.
  10. Como é a noite de Natal na sua família?
  11. Você acredita na existência do Papai Noel? Explique direitinho a sua resposta.
  12. Você sabia que no mundo inteiro muitas crianças acreditam na existência do Papai Noel? E você? Sabe de onde veio, de onde surgiu a figura do bom velhinho? Vamos realizar uma pesquisa? Você pode descobrir coisas muito interessantes a respeito!
  13. Você já acreditou no Papai Noel, se hoje você não acredita mais? Conte com suas palavras o que se lembra desta fase da vida.
  14. Em que dia ou idade você deixou de acreditar no Papai Noel? Conte com suas palavras algum acontecimento marcante em família ou mesmo entre amigos. Você ficou triste? Decepcionado? Explique para que possamos entender.
  15. Faça uma descrição do Papai Noel. Como ele é? O que representa? Como é fisicamente? Quais os seus trejeitos? Como é sua voz? Você pode ilustrar, se desejar!
  16. Você concorda com a imagem do Papai Noel ou acha que ele deveria ser diferente, por exemplo vestindo outras roupas? gostaria que ele não existisse? O que pensa a respeito?
  17. Qual o melhor presente que uma pessoa poderia pedir de Natal?
  18. Qual o significado real do Natal?
  19. No Natal, você gosta de estar com sua família e amigos? Qual a diferença de estarem juntos neste dia ou em outros dias?
  20. Como costuma ser comemorado o Natal em sua família?