O que acontece com o Magistério em 2020?

Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, recomende a formação de professores em nível superior, o curso de Magistério, de nível médio, ainda é aceito na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, para preencher seus quadros de educadores, diversas secretarias aceitam inscrições nos concursos daqueles que têm essa formação.

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), porém, prevê que todos os professores da Educação Básica tenham formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam até 2020.

Porém, esse assunto já foi debatido por sindicatos e há a defesa de quem atua com a formação em Magistério, ainda que esta seja considerada de “nível médio”. Não se sabe ao certo quais medidas serão tomadas.

Para quem atua com essa formação e está em situação de instabilidade, professores(as) eventuais por exemplo, é interessante buscar a formação superior em Pedagogia, para garantir a continuidade de sua carreira.

Muitas instituições de ensino, inclusive em EAD, oferecem cursos de Pedagogia para profissionais que já atuam com o Magistério, com período mais curto, como forma de validar seus estudos. Além dessa alternativa, existem alguns programas de incentivo lançados pelo Governo à Professores que queiram cursar Pedagogia ou até uma segunda licenciatura.

Acompanhe o Blog, estaremos informando novas medidas quanto ao assunto!