Dicas para Estagiários(as) de Pedagogia!

Pensando nos estudantes de Pedagogia que realizam ou estão almejando um estágio remunerado na área do curso, separamos aqui algumas dicas pautadas em experiências pessoais.

1. Escolha do estágio

Existem instituições que recrutam estagiários e também processos seletivos unificados para órgãos públicos ou SESI, etc. É bom se informar se a Prefeitura da sua cidade tem convênio com CIEE ou outra instituição, manter o cadastro atualizado e se atentar as provas que serão realizadas. Participar de concursos também é muito válido, visto que os mesmos tem validade de 2 a 4 anos, e no momento da convocação pode ser que você já esteja formado(a). Dois sites muito bom para acompanhar processos seletivos e concursos são esses, que abrangem todo o país:

https://www.pciconcursos.com.br/

https://www.concursosnobrasil.com.br/

2. Teoria x prática

Quando nos deparamos com a realidade da profissão ou até mesmo do ambiente de trabalho, é comum um choque: teoria x prática. No início, até assimilarmos e nos adaptarmos às funções, pode parecer que não aprendemos nada útil no curso. Não se desespere. Não é bem assim, você pode demorar para assimilar, mas em algum momento durante a formação ou após, tudo fará sentido! A experiência desperta o entendimento teórico e aprimora suas práticas.

3. O conflito entre experientes e novatos

Outro conflito muito comum é entre Professores. Sim, aquela colaboração e amor pela Pedagogia pode não ocorrer no seu local de trabalho, assim como as vezes, não ocorre nem no curso. A competitividade existe em todo ambiente de trabalho, desde que uma competição light, saudável (se é que existe), tudo bem. Porém, na maioria das vezes é prejudicial para todos. Vemos muita desunião na classe dos professores.

A formação em Pedagogia mudou muito ao longo de poucos anos, de magistério para ensino superior, mudança de estrutura, abordagens, foco e também práticas. Possivelmente você encontrará pessoas que não confiam na formação e para lidar com elas, você precisará confiar na instituição de ensino que escolheu estudar e confiar em si mesmo(a) e no seu potencial. Enfim, quando você chegar cheio de ideias, energia, entusiasmo e amor pela sua escolha, algumas pessoas poderão te “podar”, assim como podam os próprios alunos.

A dica é: proteja-se. Você não precisa se restringir para agradar essas pessoas, vá com jeito, incluindo suas ideias aos poucos, participando com cautela, compartilhando seus conhecimentos e também aproveitando o conhecimento dos profissionais mais experientes. Eles tem muito a te oferecer. Não chegue se impondo. Ser estagiário é ser um aprendiz, tenha sempre isso em mente.

4. Apresentação pessoal

Como em todo trabalho, a imagem fala muito. O corpo fala, a roupa também. Tente evitar roupas inadequadas ao ambiente escolar (apertadas demais, decotes, saias curtas, shorts curtos) e atente-se a sua postura corporal, gestos, expressões faciais, principalmente nos primeiros dias. A famosa “primeira impressão” pode nortear relacionamentos, então não queira passar uma impressão desleixada, desinteressada, etc.

5. Comunicação

Aprenda a comunicar-se com formalidade, na medida certa, saiba expor as suas ideias com clareza e objetividade, evite palavrões e gírias. Não tenha medo de perguntar, evite dúvidas, você é um aprendiz, não esclarecer dúvidas pode passar uma impressão desinteressada.

6. Seja proativo(a)

Você pode achar que não, mas sempre tem alguém te observando. Proatividade é estar sempre atento e ser prestativo. Não precisa ser algo grande. Passar por uma torneira aberta e fechá-la é ser proativo, é não fechar os olhos para aquilo que precisa ser feito e está ao seu alcance.

7. Cuidado com as redes sociais

Não era pra sua vida social afetar seu trabalho e vice-versa, mas as redes sociais tem causado grandes problemas para muita gente. Atente-se a quem tem acesso às suas postagens. Você não precisa se privar de postar aquilo que você deseja compartilhar, existem até ferramentas no Facebook por exemplo, para restringir os amigos que verão determinadas postagens.

Evite contato com pais de alunos e alunos fora do ambiente escolar. Muitos professores(as) perderam a paz por criar grupos de Whatsapp ou ter pais de alunos nas redes sociais, pois nem todos compreendem que o Professor é Professor no expediente, e fora dele tem uma vida pessoal… Então, para não receber mensagens inconvenientes ou até mesmo ter problemas com pais de alunos e alunos, evite mantê-los em redes sociais. Tudo que disser poderá ser usado contra você. E qualquer postagem sua pode ser mal interpretada e levada à Escola.

8. Mantenha registros de suas atividades

A maioria dos estágios exigem relatórios (ainda que sejam remunerados) e para construir um bom texto e até mesmo registrar suas experiências e aprendizados, é muito válido escrever todos os dias em um caderno ou agenda, resumidamente sua rotina, ocorrências e fatos que chamaram a atenção/ novos aprendizados e dicas para si mesmo.

9. Não desista

O estágio é uma ótima oportunidade de adentrar na área escolhida e chegar preparado assim que formado, além de ter experiência no currículo. Ainda que a remuneração seja baixa, lembre-se de que você é estudante, está investindo em si mesmo. Esperamos que tenha gostado das dicas e boa sorte!

IMAGEM DESTACADA: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola”>Escola vetor criado por vectorpouch – br.freepik.com</a>