Trabalhando as horas: sugestões com o tema, atividades para imprimir e materiais!

ATENÇÃO: todos os materiais expostos aqui estão em um PDF ao final do post, juntos, para download direto, em máxima qualidade.

Introduzindo o assunto:

Primeiramente, apresente o relógio e sucintamente como ele funciona e o porquê precisamos dele. Em seguida, convide a turma para fazer a leitura do poema “O Relógio”, de Vinicius de Moraes:

Abordando a história:

Essa etapa pode ser trabalhada por meio de uma pesquisa da origem das horas ou dos tipos de relógios que tivemos ao longo da história. Essa pesquisa pode ser apresentada até mesmo por meio de desenhos. Ilustrar e escrever sobre um dos tipos de relógio descobertos na pesquisa, ou fazer um vídeo falando sobre o que compreendeu na pesquisa, etc.

Trabalhando o tema com a música “As caveiras – Tumbalacatumba”:

Essa música traz as horas de uma forma lúdica, sendo um ótimo recurso para trabalhar as horas com crianças em Alfabetização (anos iniciais do Ensino Fundamental). Atividades com a música:

Moldes para construir o próprio relógio:

Atividades de leitura do relógio:

ADIVINHAS

Como sempre, peço para que não publiquem meu trabalho em outras páginas, Blogs ou sites.  Tudo o que é disponibilizado aqui é gratuito, não tire o crédito do Blog, não faz sentido desvincular o trabalho deste site! Tenha bom senso e nos apoie a continuar com esse trabalho.

TRABALHANDO AS HORAS – DOWNLOAD DE TODOS OS MATERIAIS AQUI – WWW.OESPACOEDUCAR.COM.BR

TAMBÉM PODE INTERESSAR:

Planejamento de aulas: modelo de planejamento semanal, lista de tarefas semanal e capa para organização

Portal do Itau Social oferece 7 cursos online gratuitos para Professores(as)!

Aulas remotas: Recado para os alunos