Educação Infantil: quebra-cabeças para trabalhar a vogal I

Sugestões para trabalhar as VOGAIS:

  •  Apresente para as crianças as vogais e pronuncie-as claramente. Realize com a turma os movimentos necessários para o traçado de cada vogal, também é muito interessante realizar movimentos corporais que representem as letras, como na música:

  •  Com a participação dos alunos, mencione nomes de objetos, pessoas e lugares que comecem com cada uma das vogais. Você pode também representar esses objetos, animais, etc na lousa, junto à sua inicial. O visual é muito importante na Alfabetização.
  • Se você gosta de explorar todos os sentidos, pode incluir o tato no ensino das vogais. Existem estratégias muito interessantes com areia colorida. Você pode criar uma caixa (retangular e com profundidade baixa) e desenhar com o dedo a vogal na areia. As crianças irão amar! E possivelmente, se lembrar melhor da letra.
  • É possível trabalhar as cores junto ao ensino das vogais. Você pode atribuir uma cor a cada vogal e realizar atividades práticas de separação de cores/ letras. Por exemplo: você pede para que separem bolinhas coloridas e risca no chão (da cor das bolhinhas a serem reunidas ali) a letra A (amarelas), E (verdes), I (azul)… e assim por diante. Eles irão separar as bolinhas atentando-se a cor e familiarizando-se com a letra.
  • Como você costuma trabalhar as vogais? Tem sugestões? Deixe nos comentários!
ATENÇÃO: O CONTEÚDO DESTE BLOG É DISPONIBILIZADO GRATUITAMENTE, RESPEITE E NÃO FAÇA USO INDEVIDO!

*DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS.

 DOWNLOAD DAS ATIVIDADES CLICANDO AQUI

TAMBÉM PODE INTERESSAR:

Educação Infantil: quebra-cabeças para trabalhar a vogal E

Educação Infantil: quebra-cabeças para trabalhar a vogal A

Educação Infantil: subtraindo com os animais

Educação Infantil: somando com os animais

Posts Criados 311

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Pesquise por postagens, atividades, datas comemorativas e jogos...

Voltar ao Topo