Dia da Amazônia: sugestão de história com atividade para Educação Infantil

Em 5 de setembro é comemorado o dia da Amazônia, um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta e uma das maiores riquezas da humanidade. A Amazônia possui 4,196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela), apresenta 26% da sua área protegida em território brasileiro. Mas ela não é tão protegida assim… há muito interesse em seus recursos naturais e também extração e uso indevido deles.

Assim surgiu essa data: como uma forma de chamar a atenção para esse bioma. A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. O principal objetivo desta data comemorativa é alertar a população sobre a destruição da floresta e levar a refletir como podemos ter desenvolvimento sem que seja necessário acabar com essa importante fonte de biodiversidade, além de agir frente ao problema, é claro.

Fizemos essa atividade para trabalhar essa história:

Como sempre, peço para que não publiquem meu trabalho em páginas de Facebook, outros Blogs ou sites. Tudo o que é disponibilizado aqui é gratuito, não tire o crédito do Blog, não faz sentido desvincular o trabalho deste site! Tenha bom senso e nos apoie a continuar com esse trabalho.
*EXISTE UM LINK PARA O DOWNLOAD DAS ATIVIDADES EM PDF AO FINAL DO POST.

TAMBÉM PODE INTERESSAR: 

Educação Infantil: atividades para o Dia da Árvore (21/09)

Meio Ambiente: faixa protetor do meio ambiente

Datas comemorativas: Livro “Dez mandamentos do amigo ambiente” para trabalhar na Semana do meio ambiente e no dia Mundial do Meio ambiente (05/06)