Educação Infantil: atividades para trabalhar o livro “O cabelo de Lelê”

Um pouco sobra a Cultura Africana no Brasil

A cultura africana chegou ao Brasil através dos povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A rica diversidade cultural da África, apesar de reprendida e desvalorizada por muito tempo, está muito presente na cultura brasileira. Os africanos trazidos ao Brasil trouxeram suas crenças, rituais, suas línguas, receitas, arte, religião, artesanatos, conhecimento em diversas áreas, tradições, etc. A cultura africana, assim como a indígena, foi suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos eram reprendidos e obrigados a aprender o português, sendo batizados com nomes portugueses e forçados a se converter ao catolicismo.

Toda essa violência ainda hoje causa dor. Apesar de ser um país de grande diversidade em todos os âmbitos, o Brasil é também um país com pessoas preconceituosas. O racismo se destaca dentre esses preconceitos. Nosso papel como educadores(as) é conscientizar nossos alunos e alunas quanto ao respeito, a tolerância, despertar o senso crítico, a cidadania, valores fundamentais para bons relacionamentos na sociedade e também para uma nação mais justa, com mais igualdade. Temos muito o que superar, reparar e trabalhar!

Então vamos ao post? Conheça a história do livro “Meninos de todas as cores”, da autora Luisa Duda Soares e baixe a atividade para trabalhar com sua turma!

O livro “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém

“Lelê não gosta do que vê. “De onde vêm tantos cachinhos?” – ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.”

Essa linda história traz para nossa aula a cultura afro, a representatividade da menina negra, a superação de preconceitos e a auto aceitação. Um enredo riquíssimo para ser trabalhado com os pequenos.

Link para download do livro: http://www.obrassociais.org.br/images/unidades/atividades/VilaMorseB1/CABELO_DE_LEL%C3%8A-_VAL%C3%89RIA_BEL%C3%89M.pdf

ATIVIDADES

*DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS.

ATENÇÃO: PUBLICAR ESSE MATERIAL EM OUTROS SITES, REDES SOCIAIS E ETC É ILEGAL. TUDO AQUI É GRATUITO, TENHA BOM SENSO.

  DOWLOAD DAS ATIVIDADES EM PDF CLICANDO AQUI

Consciência Negra: atividade sobre o livro “Meninos de todas as cores” para Educação Infantil

Histórias e músicas para trabalhar a Consciência Negra!

Consciência Negra: cartão para imprimir

Consciência Negra: atividades sobre a fábula africana “O macaco e o peixe”