Atividade de diferenciação entre letras e números!

PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa/Matemática.

HABILIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA:

FOCO: (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

SUGESTÃO PARA MAIS HABILIDADES:

  •  APÓS REALIZAR A ATIVIDADE PROPOSTA, NO CADERNO, COLOCAR EM ORDEM ALFABÉTICA AS LETRAS ENCONTRADAS NA ATIVIDADE, DESTACANDO AS VOGAIS.
    (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto, e recita-lo na ordem das letras.

MATEMÁTICA:

(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral.

SUGESTÃO PARA MAIS HABILIDADES:

  • SOLICITAR QUE A CRIANÇA, APÓS A ATIVIDADE IMPRESSA, ENCONTRE EM SUA CASA E APRESENTE OBJETOS QUE CONTÉM NÚMEROS (EMBALAGENS, RELÓGIO, APARELHOS ELETRÔNICOS, ETC), DE FORMA QUE A CRIANÇA IDENFIQUE OS NÚMEROS E EXPLIQUE COMO ENTENDE A SUA FUNÇÃO. EX: O RELÓGIO TEM NÚMEROS QUE MARCAM AS HORAS; A BALANÇA TEM NÚMEROS QUE INDICAM O PESO, ETC.
    (EF01MA01-B) Reconhecer situações que os números são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, códigos presente em conta de água ou luz, código de barras presentes em embalagens, números que indica localização, e endereços.

DOWNLOAD EM PDF APÓS AS IMAGENS:

LEMBRANDO QUE TODO MATERIAL DISPONIBILIZADO AQUI É GRATUITO PARA USO PESSOAL. OU SEJA: NÃO PODE SER DIVULGADO EM OUTROS SITES, BLOGS, VENDER, ETC.

DOWNLOAD EM PDF CLICANDO AQUI

Educação Infantil: atividade “centopeia dos números” (1 a 5)!

Educação Infantil: trabalhando números com a história “A joaninha que perdeu as pintinhas”!

Educação Infantil: trabalhando noções de grandeza (crianças pequenas 4 a 5 anos e 11 meses)

Educação Infantil: sequência didática da história “A estrelinha que não brilhava”!